Asthanga Vinyasa Yoga

É um método dinâmico de praticar asanas (posturas psicofísicas), utilizando as posturas tradicionais do Hatha Yoga, numa sequência flúida e sem intervalos, sendo o mais exigente no plano físico de todos os métodos de Yoga que se conhece hoje em dia. Começou a ser ensinado na década de 30, do século XX, por Sri Tirumalai Krishnamacharia (1888-1989), de Mysore, sul da India, tendo sido transmitido para seu discípulo Shri K. Pattabhi Jois (1915-2009). Esse método envolve a sincronia entre a respiração e as sequências de posições (asanas) combinando movimentos interligados que fluem através do movimento respiratório.

A respiração é o coração deste método, conectando asana a asana, em uma ordem precisa. Essa sequência de posições corporais une flexibilidade e força, firmeza e relaxamento, discernimento e aceitação. Produz um intenso calor corporal, desintoxicando orgãos internos e músculos, através da transpiração, com uma profunda melhora na circulação ( promovendo a purificação, tonificação e oxigenação de orgãos e glândulas).

Constrói um corpo forte e uma mente clara e aberta, atuando no sistema nervoso central e assim preparando corpo e mente para a meditação.